História da Contabilidade e os seus princípios
PEREIRA Carlos, FRAZÃO Cleilson, FURTADO Fernando, PRESTES Paula.
Resumo
A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil. Neste estudo esclareceremos as principais dúvidas da contabilidade através dos séculos e como a mesma evoluiu para se tornar o que é hoje.
Palavras-chave: evolução, controle, necessidade.
1.Introdução
A contabilidade Surgiu nos primórdios da civilização, na época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais e outros) por meio de desenhos e gravações. Observa-se que a cara do animal desenhado era daquele que eles queriam controlar e quantidade era o numero da cabeça. Um bom exemplo são os egípcios que utilizam de desenhos nas paredes das casas para controlar a quantidade de cereais pagos aos coletores de tributos. Já os mesopotâmios utilizavam fichas de argila para fazer esse controle. Há indícios que os chineses também possuíam um sistema de controle sofisticado a 2000 a.C. Neste caso pode se observar que contabilidade enquanto ciência do controle patrimonial está diretamente associada ao grau de desenvolvimento econômico que se desenvolveu durante milênios, tanto na parte social e institucional das sociedades, e tem como função captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam a situação patrimonial de uma entidade seja ela com fins lucrativos ou não.
Existe uma dificuldade em classificar a Contabilidade, pois a evolução de suas teorias e ideias acompanharam a mudança do próprio mundo e de suas diferentes culturas e pensamentos ao longo dos anos. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte.
A Contabilidade tem por objetivo final o fornecimento de