História da Computação
Alunos: Higor Caior Bressan de Moraes e Andre Maneti
Curso: Engenharia Elétrica
Conceito
O sistema operacional é um conjunto de programas de um computador, e com ele é possível haver a interação da parte física do computador (Hardware) com os programas (Software).
Objetivos
Um dos objetivos é fazer com que essa interação entre software e hardware organize e facilite alguns comandos (como fazer a impressão de um documento), que sem o uso do software seriam muito complexos de realizar, tornando o sistema mais flexível.
História dos Sistemas Operacionais
Tudo começou a partir do momento em que o homem percebeu que necessitava de um auxilio para realizar funções de uma forma mais simples e rápida, foi aí que surgiram os primeiros computadores.
Os computadores eram gigantes, ocupavam salas inteiras e não conseguiam realizar tarefas sem a ajuda de um técnico que as fazia diretamente através do hardware.
Foi ai que na década de 50, mais exatamente durante a segunda geração da computação moderna (1955 – 1965) que surge o conceito de sistema operacional. Desenvolvido pela GM Laboratories, o sistema funcionava através da programação em Batch que utilizava cartões perfurados e depois fitas magnéticas. Foi utilizado a primeira vez no computador IBM 701.
Em 1961 Fernando Corbató e sua equipe anunciaram o desenvolvimento de um sistema operacional que possuía a função de compartilhamento de tempo (CTSS - Compatible Time-Sharing System)
Em 1965 a IBM utilizando do CTSS lança o avançado sistema operacional OS/360, com um excelente suporte a discos. No mesmo ano um projeto conjunto entre MIT, GE e Bell Labs cria o sistema operacional Multics que iria influenciar os novos sistemas durante décadas.
Em 1969 foi criada a primeira versão do UNIX em uma parceria da AT&T Bell Labs, o software era mais objetivo e simplificado.
Em 1977 surge o BSD que era claramente ligado ao seu antecessor UNIX, pois usava parte de seu