História da Computação
Disciplina: Computação I
Aluno: Rodrigo
História da Computação
Hoje em dia os computadores estão presentes em nossas vidas como nunca se imaginara antes. Todavia a computação não é uma ciência tão recente como muitos pensam, ela já existia há milhares de anos.
Muitos povos antigos utilizavam o ábaco para fazerem cálculos, principalmente, no comércio. O ábaco é considerado a primeira máquina de calcular usada a 5.500 a.C., ele consistia de varetas paralelas que continham pequenas bolas que realizavam contagem, o instrumento era simples, mas muito eficiente. Até hoje existem povos que ainda o utilizam.
No século XVII, com base no estudo de um padre inglês chamado Willian Oughtred, Jon Napier encontrou várias propriedades matemáticas interessantes que ele chamou de logaritmos. Logo depois, criou a régua de cálculo, um instrumento que facilitou bastante a multiplicação por números grandes.
Em 1642, o matemático Bleise Pascal desenvolveu o que muitos consideram a primeira calculadora mecânica da história. Seu funcionamento se baseava no uso de rodas interligadas que giravam na realização de cálculos. Anos depois o alemão Leibnitz aperfeiçoou a máquina de pascal criando uma calculadora que efetuava a divisão, a soma e a raiz quadrada.
O costureiro Joseph Marie Jacquard criou a primeira máquina programável para recortar tecidos de forma automática em 1801. Tal mecanismo foi chamado de Tear Programável. O tear serviu como base para Charles Babbage criar o projeto da máquina de diferenças e o engenho programável. Apesar da dificuldade para desenvolver sua máquina na época, as idéias de Babbage revolucionaram a computação.
O aperfeiçoamento da computação se maximizou com a ajuda de George Boole, o pai da lógica moderna, que desenvolver um sistema lógico que reduziu a representação de valores numéricos através de dois algarismos: 0 e 1 (o sistema binário). Atualmente, todos os computadores utilizam a lógica de Boole.
A Segunda