História da Computação
A computação desde muitos tempos vem crescendo bastante. Relembrar seus primórdios é muito importante. Mentes brilhantes começavam a pensar mecanismos úteis e proativos de se facilitar a vida das pessoas. Nunca os computadores fizeram-se essenciais na vida da humanidade como agora. Escolas, empresas, residências, e até mesmo em mochilas.
Charles Babbage (1791-1871) Foi um cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor inglês nascido em Teignmouth, Devon que originou o conceito de um computador programável.
Charles Babbage é mais conhecido e, de certa forma, referenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a máquina analítica. Ele é considerado o pioneiro e pai da computação. Seu invento, porém, exigia técnicas bastante avançadas e caras na época, e nunca foi construído.
Herman Hollerith (1860 -1929) Foi um empresário norte-americano e o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para a entrada de informação para os computadores da época. Ele foi também um dos fundadores da IBM, precursor do processamento de dados. Construía maquinas sob encomenda para o United States Census Bureau, que foram usadas para calcular o censo de 1890 em apenas um ano. O censo de 1880 demorou sete anos. Ele começou seu próprio negócio em 1896, quando fundou a Tabulating Machine Company. Os maiores centros de censo do mundo alugavam seus equipamentos e compravam seus cartões, assim como as companhias de seguros. Para fazer seu sistema funcionar ele inventou o primeiro mecanismo de cartões perfurados, permitindo um operador treinado processar 200 a 300 cartões por hora e um tabulador. O tabulador 1890 era especificamente criado para operar apenas cartões do censo de 1890. Um painel de fios em seu tabulador 1906 Type I permitiu-lhe executar diferentes trabalhos sem a necessidade de ser reconstruído,