História da borracha
NITRIFLEX S. A.
1. HISTÓRICO
A primeira referência literária às borrachas nitrílicas foi encontrada em uma patente francesa editada em 1931, cobrindo o processo de polimerização do polibutadieno e da acrilonitrila. Contudo, não foi manufaturada ou comercializada até 1935. Os elastômeros nitrílicos foram desenvolvidos a partir de 1936 nos Estados Unidos e em 1939 foi produzido a primeira borracha nitrílica nesse país. Nitriflex começou a produção no Brasil em 1971 da linha de borrachas tradicionais com tecnologia Goodyear e em 1996 lançamos uma nova linha Nitriclean, com menor capacidade de sujar o molde e isenta de Nitrosaminas.
A principal característica dos elastômeros nitrílicos é a grande resistência a óleos, solventes e combustíveis; isto é, a capacidade de um artefato vulcanizado em reter suas propriedades físicas originais depois da imersão em fluidos. Por meio desta característica especial, os elastômeros nitrílicos apresentam outras propriedades igualmente importantes:
Baixa permeabilidade aos gases
Características antiestáticas
Resistência à abrasão
Resistência ao calor
Resistência à água
Resistência aos solventes
2. COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ESTRUTURA MOLECULAR
- Composição química
[pic]
- Estrutura molecular
[pic]
A borracha nitrílica é um copolímero de butadieno e uma nitrila insaturada. Neste trabalho nos limitaremos a explicar o copolímero de butadieno-acrilonitrila, pois este é o produto que a maioria dos fabricantes utiliza.
A resistência ao óleo é a mais importante propriedade das borrachas nitrílicas e esta é a razão de seu extenso uso, inclusive com custo substancialmente maior que a borracha natural ou outras borrachas de uso geral. A resistência ao óleo tem relação com a capacidade do vulcanizado em reter suas propriedades físicas originais, mesmo que esteja em contato com o mesmo.
Esta propriedade é devida ao monômero de acrilonitrila, por ser uma substância altamente polar e,