História da astronomia
* Motivações: * A necessidade de sobrevivência levou as tribos remanescentes das últimas glaciações a observarem o Sol, a Lua e suas relações com as estações do ano e com a natureza (30.000 a 10.000 anos a.C.); * O estabelecimento da agricultura e da pecuária a partir de 10.000 anos a.C. fez da observação dos astros e das estações uma atividade obrigatória para os primeiros aglomerados humanos; * A Astronomia é seguramente a ciência mais antiga e surgiu nos últimos 12.000 anos na Mesopotâmia (sumerianos e babilônios) no Egito, na Europa e na Ásia (Índia e China).
Na velha Mesopotâmia: * A escrita, bem como a civilização nasceram entre o rio Tigre e o rio Eufrates, no atual Iraque; * Os sumerianos, criadores da escrita cuneiforme (8.000 a.C.), registraram as primeiras efemérides (acontecimentos astronômicos) relacionadas com os eclipses lunares e solares, bem como o do aparecimento de cometas, sempre vistos como anúncios de catástrofes enviadas por deuses irados.
No antigo Egito
A geometria e a aritmética egípcia permitiram a construção precisa de templos e pirâmides; * Algumas eram construídas com tal precisão que era possível prever as cheias do rio Nilo a partir do aparecimento da estrela Sirius (constelação do Cão Maior) nas aberturas laterais e superiores de várias pirâmides. * Achavam que os cometas eram astros que semeavam o terror. Essa crença se dava nos quatro cantos da Terra.
Na Grécia Antiga * Tales de Mileto na Jônia (Turquia atualmente), em VII aC: * A Terra é esférica e flutuante sobre as águas. * • As esferas são exalações nebulosas do material cristalino da abóboda celeste. * Pitágoras - O Sol e a Lua bem como os planetas giram em torno da Terra que é esférica; * Filolau - A Terra, o Sol, a Lua, os planetas e a anti-Terra giram em torno de um fogo central (lareira do