História da arte
Pré-história:
As primeiras manifestações artísticas conhecida datam o período Paleolítico Superior (de30000 a 9000 a.C.). Entre as peças mais antigas encontradas estão estatuetas humanas e, na Espanha, as mais importantes pinturas em cavernas.
3000-330 a.C. :
Na arte egípcia, há representações detalhistas e realistas de deuses, homens e animais.
Séc. VIII-V a.C. :
A arte grega, em seu período arcaico, mostra a adoção de características naturalistas sob a influência da arte egípcia, a pintura em cerâmica é marcada pelo uso de figuras negras.
480-323 a.C. :
Na arte grega, a arquitetura e a arquitetura e na ornamentação de templos, como o Partenon, em Atenas, obtêm enorme força expressiva e dinâmica.
500-330 a.C.:
A arte Romana adota os modelos culturais Gregos.
330 a.C. – 1000 d.C. :
No Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla (antiga Bizâncio), surge a arte bizantina, sob influência da Grécia e da Ásia Menor. Destacam-se as pinturas murais, os manuscritos, os ícones e os mosaicos de cores brilhantes, carregados de profundo misticismo religioso. As rígidas convenções cristãs impedem a representação de movimento na imagem.
1400 - 1530 :
Durante o Renascimento, os padrões da Antiguidade clássica voltam a ser base cultural e artística.
1600 – 175 :
O barroco privilegia a cor e não o desenho, e as técnicas empregadas permitem criar uma nítida impressão de movimento. A pintura explora efeitos de luz e sombra e dramatiza o espaço para envolver os sentidos do espectador.
1730 – 1800 :
Uma pintura de tons claros com linhas curvas e arabescos marca o estilo decorativo e a atmosfera sensual do rococó. O afresco ganha importância, e geralmente vem associado à escultura na decoração de interiores.
1790 – 1850 :
Notabilizadas pela subjetividade e pela introspecção, as obras de arte do romantismo evocam sentimentos e sensações. Há