História da Arte
1) Quais seriam as características fundamentais do que Berger chama de tradição da pintura a óleo europeia?
A origem da técnica está na dependência direta com a noção de propriedade, são cenas que alguém pode possuir. A pintura a óleo é a que mais precisamente descreve o real, por sua textura, brilho, solidez; provoca uma sensação tátil que explora materialmente as riquezas de quem a possui. A mercadoria é o tema. Sentimento de propriedade é bastante visível no quadro “O Sr. e a Sra. Andrews” onde se comportam como os donos da terra e não um casal da natureza. O nu feminino também é muito recorrente, visando que na tradição a mulher é representada estando sob os cuidados e olhares masculinos; ela é observada e tem total consciência disso (observadas pelos outros e também por si próprias).
2) Como Berger caracteriza o espectador da tradição da pintura e o da publicidade no que diz respeito à relação com o tempo?
O espectador tem uma relação íntima com a pintura, uma relação de proprietário e suas posses, respectivamente. Com a utilização de uma obra de arte na publicidade, ressaltam riqueza e cultura, que são os valores daquela relação. Mas a publicidade não usufrui apenas das imagens, ela tem o mesmo modo estrutural de arte, usando a mesma linguagem. Sendo assim, o espectador da publicidade é caracterizado com alguém insatisfeito com seu modo de viver, que tem inveja de si mesmo, pois imagina o que seria com aquele produto.
3) Que ligação podemos estabelecer entre a invenção da fotografia no século XIX e o desenvolvimento do impressionismo?
O impressionismo é uma técnica onde com pinceladas separadas que mais parecem manchas sem contorno, os artistas conseguiam dar noções de efeitos de luz e sombras em suas obras. Além disso, era possível notar detalhes como movimentos nas pinturas, a dissolução das imagens, indefinição no contorno das figuras (as fotos também eram indefinidas, pois não existiam obturadores rápido o suficiente para