História da arte
História da Arte, da Pré-História (na qual predomina a chamada arte rupestre, considerada uma das principais formas de registros das sociedades pré-históricas, em virtude da não utilização da escrita naquele período), à arte e suas expressões na Antiguidade Oriental (Mesopotâmia, Pérsia, Egito) e na Antiguidade Ocidental (Grécia antiga e Roma antiga), passando pela arte na Idade Média (principalmente a arte cristã e o estilo gótico). Também encontrará textos sobre a arte renascentista e a revalorização da arte na Antiguidade Clássica, com suas influências baseadas no racionalismo e nos princípios matemáticos (perspectiva, profundidade, harmonia, entre outros).
A Arte Barroca, prevalecente no século XVII, também será analisada e pode ser considerada a principal manifestação artística praticada nas colônias portuguesa e espanhola na América. A seção também trará informações sobre a Art Nouveau, ascendente a partir do século XIX, influenciada pela industrialização, e também sobre o Academicismo, no século XX.
Dessa maneira, a seção História da Arte é um convite tanto para os apaixonados pela arte, quanto para curiosos sobre a História da Arte ao longo dos séculos. A Arte Barroca na pintura
A arte Barroca na pintura imperou no século XVII. Esse período registrava um momento de transição espiritual na cultura ocidental, pois vigoravam dois padrões de ver o mundo: o paganismo e o sensualismo do Renascimento, e a permanência dos aspectos religiosos que faziam lembrar o teocentrismo medieval.
Em um tempo de infindáveis questionamentos sobre as visões teocêntricas e antropocêntricas, nasceu e desenvolveu o Barroco. O gosto pela Arte Barroca veio temperado pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas que estavam diretamente ligadas ao contexto da época, ou seja, a visão de mundo do homem do século XVII. O Barroco surgiu na Itália e aproveitou de alguns, mas fortes, elementos da Renascença,