História da arte
Índice
1- O Impressionismo
2- O Pós Impressionismo
3- Os Principais movimentos do século XX - Arte moderna
3.1- Expressionismo
3.2- Fauvismo
3.3- Abstratismo
3.4- Dadaísmo e Surrealismo
4- Semanas da Arte Moderna
Introdução
Arte: atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias. Sua definição varia de acordo com a época e a cultura e existe desde que há indícios do ser humano na terra. Ela pode ser utilizada como instrumento de moralização, doutrinação política e ideológica. O século XIX viveu uma série de movimentos artísticos tais como: impressionismo, cubismo, entre outros surgirem com uma mistura de influências ocidentais e orientais como conseqüência da maior interação global vivida à época. Este trabalho tenta mostrar alguns movimentos deste período.
O Impressionismo
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural, eram bastante valorizados pelos impressionistas. Registravam em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
Não houve nenhuma teoria que orientasse a criação artística desses pintores, apenas algumas considerações gerais, mais práticas que teóricas referidas a seguir.
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. As figuras não devem ter contornos nítidos, a linha é uma abstração do ser humano para representar as imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. Os contrastes de luz e