História da Arte (Van Gogh)
Passeio ao Crespúsculo; 1889-1890
No quadro escolhido para análise, que é “Passeio ao Crespúsculo” de Vincent Van Gogh, o ano de pintura da obra não é sabido com exatidão, sendo possivelmente dos anos 1889 e 1890, a técnica utilizada foi óleo sobre tela e as dimensões do quadro são 49,5 cm x 45,5 cm. Podemos notar que o céu apresenta uma gradação de cores, passando do azul esverdeado até a cor laranja na posição horizontal, e há o desenho da lua crescente em um tom de amarelo, mostrando a parte do dia em que o sol está se pondo, finalizando o dia e a lua começa a surgir no céu, dando início ao período da noite.
Ao fundo podemos notar que há uma cadeia de montanhas retratadas com azul e no topo das montanhas do lado esquerdo podemos notar uma presença de uma faixa branca, fazendo com que essa parte fique mais clara que as outras representações de montanhas, essa faixa ao longo de uma parte da cadeia de montanhas pode ser que seja neve, ou apenas uma maneira que o autor achou para dar noção de distanciamento entre a parte central da obra e essa parte. Logo abaixo, das montanhas, ainda no lado esquerdo da obra, podemos notar uma faixa esverdeada, que pode ser tanto interpretadas como um lago, ou pode ser também uma planície e o tom verde representa a grama, representando um campo.
No primeiro plano da obra, podemos visualizar o predomínio da cor verde, um tom mais claro é usado para representar o solo, sendo a grama, já que toda a obra transparece um ar campestre. Há um grande número de árvores representadas, sendo elas pintadas por um tom mais escuro no que poderíamos chamar de borda e dentro há o uso de dois ou três tons de verde, para fazer um desenho mais compacto das folhas das árvores. Foram retratados dois tipo de árvores, um mais baixo e com uma copa com maior volume, parecendo árvores frutíferas, e o outro tipo são árvores mais altas e com copas mais finas, parecendo serem pinheiros. E