História da Arte - Futurismo
Em 1910 foi lançado em Milão outro manifesto, direcionado especificamente para a pintura, assinado por Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo, GiacomoBalla e Gino Severini. Para esses artistas não interessava a representação do corpo em movimento, e sim a expressão do próprio movimento. Queriam criar algo inédito, recusando a representação realista, para evitar qualquer relação com a imobilidade. Usavam, além de linhas retas e curvas, cores que sugerissem a velocidade.
- UMBERTO BOCCIONI
Nascido em Reggio de Palladio em 1882, Boccioni foi o pintor e escultor italiano mais talentoso e inventivo deste movimento. Escreveu o livro PitturaSculturaFuturiste(1910), o Manifesto dos Pintores Futuristas(1910) e Manifesto da Escultura Futurista(1912)para explicar o ideal artístico e as características dessa arte. Em 1912 Boccioni e outros pintores reuniram uma exposição na Galeria Bernheim-Jeune, que viajou por toda a Europa e trouxe o reconhecimento efetivo do movimento.Alguns de seus quadros de destaque são: A Cidade se Levanta (1910) e Dinamismo de um Ciclista (1911). Na escultura, o artista inovou com os materiais e as formas das obras: para ele o principal era trazer movimento às esculturas. Suas esculturas de destaque são: Desenvolvimento de uma Garrafa no Espaço (1912) e Formas Únicas de Continuidade no Espaço (1913).
- LUIGGI RUSSOLO
Nascido em Portogruaro, o escritor e compositor italiano dizia que a vida contemporânea era demasiado ruidosa e os ruídos deveriam ser utilizados para a música. Publicou o Manifesto L´Arte dei Rumonpara explicar isso. Russolo também criou novos