história da arquitetura
Campos Elíseos foi o primeiro bairro planejado de São Paulo, projetado pelos alemães Frederico Glette e Victor Nothmann, que dão nome a duas ruas. Também foi a primeira área considerada nobre, porque foi onde os fazendeiros do café foram morar no fim do século 19, aproveitando a proximidade com a estação de trem Sorocabana atual Júlio Prestes.
O trabalho seguinte vai abordar, o contexto histórico de Campos Elíseos . A partir do diagnostico foi possível identificar as principais edificações que são pontos fundamentais e que caracterizam esta área, com isso foram elaboradas as diretrizes do projeto onde tem o objetivo de requalificar, mantendo sua originalidade e por fim propondo a intervenção para área em estudo.
Historico da região
Os Campos Elíseos é um bairro da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Santa Cecília, região central. Foi o primeiro loteamento de alto padrão da cidade, onde se fixaram vários dos antigos fazendeiros do café.
Neste bairro está localizada a antiga sede do Governo do Estado de São Paulo, além da Sala São Paulo e da Estação Júlio Prestes, que foi reformada para ser a maior sala de concertos da cidade.
O bairro dos Campos Elíseos foi idealizado e loteado por empresários suíços no final do século XIX.
A localização era privilegiada: próximo da Estação de trem Sorocabana (atual estação Júlio Prestes) e da Estação da Luz e, ao mesmo tempo, não muito longe do centro da cidade. Também ficava nas cercanias o principal hospital da cidade à época, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Algumas das ruas foram batizadas com os sobrenomes destes empresários ou em homenagem aos seus países de origem, como Alameda Glette, Alameda Cleveland.
A partir de década de 1930, os Campos Elíseos sofreu com a falência dos barões do café que lá moravam. Com as dificuldades dos cafeicultores, muitos casarões e mansões foram demolidos, cedendo espaço a prédios de apartamentos. Outros continuaram de pé,