História da administração
História da Administração
PIRASSUNUNGA
2011
História da Administração
Trabalho de ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) apresentado ao curso de Teorias da Administração, como método de aprendizado continuado.
Prof. Evandro Denzin
PIRASSUNUNGA
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca discorrer sobre a relevante habilidade humana que é a Administração, o contexto histórico e social em que surgem os primeiros conceitos e seus precursores, bem como estudarmos rapidamente as teorias de Frederick Wilson Taylor, Henri Fayol e os estudos de Max Weber.
ADMINISTRAÇÃO:
UMA HABILIDADE HUMANA, SEUS PRIMÓRDIOS E SEUS PRECURSORES
A habilidade humana que mais causou impacto no mundo denomina-se Administração. É por meio do ato de administrar que as organizações estão tão dinâmicas e desenvolvidas atualmente, torna impossível imaginar um mundo sem ela. Pode-se dizer que parte deste ponto a necessidade de se estudá-la, mas qual a causa da Administração ser considerada uma habilidade humana?
Quando administramos usamos tanto a intuição quanto a superstição. A intuição constitui-se em utilizarmos nossos cinco sentidos com a finalidade de julgar a veracidade de uma afirmação, já a superstição são as coisas em que acreditamos, mas não são reais.
Ao usar constantemente as características humanas, fica impossível dissociar o ato de administrar com a habilidade humana.
A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a .C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que