História da Adm
Para que tivéssemos o conceito da administração que temos hoje , foi necessário anos de estudos , teorias e experimentos de grandes homens que marcaram a história da administração em todo o mundo
No inicio do século XX, surge Frederick W.Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Cientifica o estudo da administração como ciência.
Conhecido como o precursor da Teoria da Administração Científica ,Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.
Reconhece-se hoje que as propostas pioneiras de Taylor deflagraram uma febre de racionalização, que prepararam o terreno para o advento do Controle da Qualidade Total, ocorrido ao longo do pós- guerra.
Propostas básicas de Taylor, as 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA:
1-Planejar
2-Comandar
3-Organizar
4-Controlar 5-Coordenar
Nas considerações da Administração científica de Taylor, a organização é comparada a uma máquina, que segue um projeto pré-definido; o salário é importante, mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários; a organização é vista de forma fechada, desvinculada de seu mercado; a qualificação do funcionário passa a ser supérflua em conseqüência da divisão de tarefas que são executadas de maneira monótona e repetitiva e finalmente, a administração cientifica, faz uso da exploração dos funcionários em prol dos interesses particulares das empresas.
Paralelo aos estudos de Taylor,Henri Fayol que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto altos executivos europeus estudavam os métodos de Taylor, os seguidores da, Administrativa Científica, só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando ela