História Administração Pública Brasileira
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: História Administração Pública Brasileira
Curso: Gestão Publica
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A partir do texto sobre o Barão de Mauá, disponível em http://www.empreendejovem.com.br/2010/04/o-barao-de-maua-e-o-empreendedorismo.html , responda as questões:
a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origens deste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)
Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão ou Visconde de Mauá, foi um brilhante industrial, banqueiro, político e diplomata, nasceu em 1813 no Brasil, na cidade Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. Pioneiro da industrialização no Brasil foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Obteve ascensão no período imperial, mas especificamente no segundo reinado (1840-1889). Nessa época houve grandes progressos na indústria, nos meios de transportes e serviços urbanos (iluminação a gás, abastecimento de água, bondes e etc.), Grande parte desse progresso ocorreu graças ao empreendedorismo de Mauá. O segundo reinado nos anos de 1840 até 1846 foram marcados por conflitos e divergências políticas entre liberais e conservadores com relação ao sistema de governo. Em 1847, porém, foi instituído o Parlamentarismo, que passou a funcionar articulado ao Poder Moderador. Criou-se o cargo de presidente do Conselho de Ministros. Desse modo, o imperador nomeava o primeiro-ministro e este por sua vez se encarregava das nomeações para formar o gabinete ministerial. Com o ministério nomeado, restava a