histria de Charcot
PSICOLOGIA
ACÁSSIO DE ANDRADE
LARISSA RUIZ
TEORIAS DO SISTEMA PSICOLÓGICO ll
MARINGA,2014
INTRODUÇÃO
O trabalho requisitado pelo professor Antonio Gonçalves da disciplina de TSPll- Teorias do Sistema Psicológico ll, irá conter a historia de Charcot e as influencias do mesmo sobre a vida e obra se Sigmund Freud. Nos quais envolve a descoberta do inconsciente para a criação da psicanálise.
Falaremos também sobre a histeria, que era uma doença pouco conhecida na época, seguindo cronológica e respondendo as seguintes questões: quem foi Charco? O que ele fez? E qual foi a importância de Charcot para Sigmund Freud?
VIDA DE CHARCOT
A 16 de agosto deste ano, J,-M. Charcot morreu subitamente, sem dor ou doença, após uma vida de felicidade e fama. Nele, prematuramente, a jovem ciência neurológica perdeu seu maior líder, os neurologistas de todos os países perderam seu grande mestre e a França perdeu um de seus mais destacados cidadãos. Tinha apenas sessenta e oito anos; sua força física e seu vigor mental, ao lado das esperanças que ele expressava tão abertamente, pareciam prometer-lhe a longevidade de que desfrutaram não poucos dos intelectuais deste século. Os nove volumes imponentes de suas Oeuvres complètes, em que seus discípulos reuniram suas contribuições à medicina e à neuropatologia, suas Leçons du mardi, os relatórios anuais de sua clínica no Salpêtrière, e outros trabalhos mais - todas essas publicações permanecerão preciosas para a ciência e para seus alunos; mas não podem substituir o homem, que tinha ainda muito mais a dar e a ensinar, e de cuja pessoa e cujos textos ninguém jamais se aproximou sem que aprendesse alguma coisa.
Seu grande sucesso trazia-lhe um honesto e humaníssimo prazer, e ele gostava de conversar sobre o começo de sua trajetória e sobre o caminho já percorrido. Sua curiosidade científica, dizia, cedo fora despertada,