HISTORIOGRAFIA DE ALAGOAS NO S CULO XIX Artigo 2015 Helder

738 palavras 3 páginas
HISTORIOGRAFIA DE ALAGOAS NO SÉCULO XIX: O DISCURSO DE DIRCEU LINDOSO.

Graziela da Silva Firmino
Karen Ruana Móta Marques Karina de Araújo Ferreira Mayara Izis Pricila Moreira dos Anjos

RESUMO
O referido trabalho procura fazer uma análise da historiografia alagoana no século XIX, e mostra alguns conceitos iniciais e importantes sobre o tema. O objetivo é mostrar como se figurou a existência dessa gente a partir do espaço colonial da capitania de Pernambuco e os vários momentos de rupturas enfrentados por eles; com base na discussão teórica de Dirceu Lindoso e pesquisas complementares na internet. Este estudo justificasse pela importância e contribuição da cultura alagoana para a formação do Brasil e entender a formação de sua própria cultura.

Palavras-chave:

ABSTRACT
This work seeks to analyze the Alagoas historiography in the nineteenth century and shows some initial and important concepts on the subject. The goal is to show how it figured the existence of these people from the colonial space of Pernambuco captaincy and the various moments of disruption faced by them; based on theoretical discussion Dirceu Lindoso and complementary research on the internet. This study justified by the importance and contribution of Alagoas culture for the formation of Brazil and understand the formation of their own culture.
KEY WORDS:

INTRODUÇÃO
O autor começa com uma citação de Gilberto Freyre “ a história de uma gente quase anfíbia”. Primeiramente a história da gente alagoana veem a nos explicar o porquê dessa situação dizendo que as águas dominam a cultura alagoana, e assim como ele Théo Brandão diz-nos que a água presencia tudo: a economia, a vida literária, as formas de moradia, o transporte e a fixação da vida rural e urbana. Gilberto Freyre ainda nos diz que não é só a gente alagoana anfíbia, mas sua cultura tem fortes dominâncias anfíbias: a pesca, os meios de comunicação, as habitações quase palafitas (casas construídas

Relacionados