Historiografia da história das religiões
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Teologia do Centro Universitário Claretiano como requisito parcial para aprovação da Disciplina de História das Religiões sob a orientação da Profª. Dra. Elza Silva Cardoso Soffiatti.
(UMBAÚBA-SE)
2015
A História das Religiões é uma ciência que tem por finalidade o estudo das religiões, isto é, dos conjuntos de práticas e crenças, ritos e mitos ao longo da história do ser humano. A história das religiões aborda o fenômeno religioso a partir de uma postura não-denominacional, em uma perspectiva histórica, antropológica, mas também, no tempo e no espaço. Neste contexto, ela está estreitamente ligada a outras disciplinas das ciências sociais, como a etnologia, história e filologia.
A religiosidade, o contato com o sagrado ou sobrenatural, acompanha o ser humano desde sua origem. Desde que o homem desenvolve a capacidade de produzir símbolos e se relacionar com eles, surgem os primeiros grupos religiosos. Com metodologia provida da ciência histórica, a história das religiões busca estudar, interpelar e interpretar os fatos religiosos atuais e do passado, objetivando apontar um horizonte para a religião no futuro e sua contribuição no desenvolvimento do ser humano e da sociedade. Isso demonstra que a investigação do passado é fundamental para que ao mesmo tempo se possa entender o que ocorre na atualidade e consequentemente se tenha pistas do que o futuro apresentará.
A historiografia se desenvolve pela observação crítica das manifestações religiosas nos diversos ciclos culturais, nos diversos períodos históricos, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar, discutindo as questões do imaginário e do real, as formas religiosas atuais e as religiosidades mais antigas, as histórias sagradas, bem como a atitude do homem perante a vida e a morte.
Em relação à historiografia da história das religiões podemos traçar um percurso muito