historinhas em quadrinho
Bruna Beatriz de Lima¹, Paula Bernardi Santos²,
UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Educação e Artes, FEA, Rua Tertuliano Delphin Jr. 181, Jardim Aquarius, CEP: 12246-080.
¹paulinha_bs_@hotmail.com
²bruna.beatrizlima@hotmail.com
Resumo - Ao nascer o bebê é exposto a um mundo totalmente letrado e ao passar dos anos, devido a sua curiosidade e a fatores culturais e naturais, ele cresce e se torna uma criança envolvida pelo letramento. Tudo a sua volta é composto por letras e números: seu próprio nome, o número de sua casa, o primeiro livrinho, a revista da mamãe, o jornal do papai, até o outdoor na rua e a placa de trânsito. Não é preciso promover este ambiente para a criança, pois ele já está ali, pronto para ser explorado. Mas para isso de fato acontecer é necessária à alfabetização, que é realizada dentro da escola, a qual utiliza de inúmeros recursos para este processo ser bem sucedido. O presente artigo fala sobre um importante aliado neste processo de alfabetização, um grande portador textual e que, muito antes de a criança começar a ler e a escrever, já é conhecido por ela: os gibis ou as histórias em quadrinho. O objetivo é demonstrar a influência que estas histórias têm nestes processos de alfabetização e letramento e, por fim, concluir através de embasamento teórico que isso de fato contribui para o bom desenvolvimento escolar da criança.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Histórias em Quadrinhos.
Área do conhecimento: Ciências Humanas (Educação)
Introdução
Este trabalho, que traz em seu contexto a alfabetização por meio de portadores textuais, como as histórias em quadrinhos, teve início a partir da observação em sala de aula, quando os alunos se mostraram muito interessados nas apresentações destes portadores.
Não se tratava de algo novo, uma vez que a própria sala de aula já tem um cantinho da leitura, o qual é bastante frequentado, mas a forma como foi