Historico
O que é o HTML?
HTML é a sigla para HyperText Markup Language, é a linguagem de marcação base para páginas web. Fornece um meio para descrever a estrutura do texto com base em informações de um documento-texto, denotando algumas ligações, cabeçalhos, parágrafos, listas, etc, e para completar o texto, com formas interativas, imagens incorporadas, e outros objetos. HTML é escrito na forma de “tags” que são cercados por colchetes angulares. HTML também pode descrever, de alguma forma, a aparência e a semântica de um documento, e podem incluir de forma embutida outras linguagens (como JavaScript) que podem afetar o comportamento dos navegadores da Web e outros elementos HTML.
Como tudo começou
1980
O físico Tim Berners-Lee, que trabalhava de forma independente na CERN, desenvolveu um sistema chamado ENQUIRE, projeto esse utilizado para reconhecer e armazenar associações de informação. O ENQUIRE tinha algumas das mesmas idéias da web, e serviu como base para o desenvolvimento das duas, mas era diferente em vários aspectos importantes, como no fato de não ser viável ser liberado para o público em geral. Ele foi implementado em uma máquina NORD-10, da Norsk Data, mas nunca foi publicado.
1989
Tim Berners-Lee e o engenheiro do CERN Robert Cailliau apresentaram cada um propostas separadas para uma Internet baseada em Hipertexto mais com funcioalidades semelhantes. No ano seguinte, trabalhando de forma conjunta, o WorldWideWeb (W3) foi aceito pelo CERN.
Primeiras especificações 1991
A primeira especificação do HTML tornou-se pública em 1991 e chamava-se originalmente de HTML Tags. Ela descrevia os 22 elementos que compunham o HTML, relativamente muito simples. Treze desses elementos ainda existem no HTML 4.
Tim Berners-Lee considerava na época o HTML uma aplicação SGML, mas não foi formalmente publicado como um padrão até meados de 1993. O projeto terminou após 6 meses e foi enviado a NCSA Mosaic para reconhecimento de Tags e imagens