historico do futsal
O futebol de Salão começou a ser praticado, na década de 30 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, eles improvisavam jogos nas quadras de Basquete e Hóquei aproveitando as traves usadas na pratica desse ultimo esporte. De inicio as equipes variavam de número, tendo cinco, seis ou até sete jogadores, mas aos poucos foi fixado o limite de cinco. Acreditou-se, porém, que o futebol de salão jogados no ACM era violento demais, principalmente para os goleiros. Por isso sua pratica ficou restrita a adultos, e assim esporadicamente.
Em 1933 no Uruguai, o Prof. Juan Carlos Cariani distribuiu as 1ª. Regras do futebol de salão. Fundamentados no futebol (essência do jogo); basquete (tempo de jogo); handebol (validade do gol) e polo-aquatico (ação do goleiro).
Nas décadas de 60 e 70, o futebol de salão, conquistava o continente como desporto ordenado e regulamentado. Com a fundação da Confederação Sul-americana de Futebol de Salão, surgiram os primeiros campeonatos sul-americanos de clubes e seleções nacionais.
Na década de 90 ocorreu a grande mudança na trajetória do Futebol de Salão, pois é feita sua fusão com o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela FIFA) surge então o FUTSAL.
Com sua vinculação a FIFA, o Futsal dá um grande passo para se tornar desporto olímpico, tendo na Olimpíada de Sydney – Austrália do ano 2000, o ápice de sua trajetória histórica. Em 2007 o Futsal é incorporado aos jogos pan-americanos, no Rio de Janeiro.
Alguns eventos importantes:
1949 – A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de Futebol de Salão para meninos entre 10 a 15 anos;
1958 – A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar as praticas de Futebol de Salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de Salão tendo as Federações Estaduais como filiadas;
1971 – Fundada no Rio de Janeiro, a