Historico da orquestra da ccb
A Congregação Cristã iniciou-se no Brasil em 1910. Até 1932 não havia orquestras nos tempos das congregações; apenas alguns possuíam órgão eletrônico. Em maio desse mesmo ano, DEUS fez saber a seu servo, o irmão Louis Francescon, que convocasse uma reunião de anciães, diáconos e alguns jovens, a fim de orarem a DEUS e apresentarem a necessidade de um conjunto de instrumentos que auxiliasse a irmandade no canto dos hinos. Desde então, muitos irmãos interessaram-se em estudar música, formando assim as primeiras orquestras.
Crescendo cada vez mais o seu número, passou essa parte a integrar-se na Obra de DEUS. Consideraram então os Anciães a necessidade de haver um irmão Encarregado da parte musical, tendo DEUS apontado para esse encargo o irmão Ancião João Finotti, que além de Ter sido um dos primitivos chamados a esta graça, também era músico.
O Método de Divisão Musical era o Bona, feito por Pasquale Bona compositor e teórico musical italiano.
O Método Musical não havia muita informação Teórica, somente o ABC Musical.
Em 2009, houve um passo importante com a padronização reunida em MTS, o qual foi atualizada em 2010.
E agora em 2014 a 2ª Edição, um salto muito importante para louvarmos à Deus com nossos instrumentos utilizando Conhecimentos, União e Amor.
Conhecimentos (informações ou noções adquiridas pelos estudos ou pela experiência).
União (a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é o ato ou efeito de se unir. União pode ser a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum.
Nesse caso o ensino Musical, para que haja um bom andamento e desenvolvimento na parte musical e Espiritual.
Amor (é o que mais precisamos e devemos buscar de Deus, pois se resume nas escrituras em 1° Coríntios 13:4-8 O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem