HISTORICISMO
2197 palavras
9 páginas
Historicismo Como Fundamento da História e da Filosofia.É muito importante entender o conceito epistemológico do historicismo, do ponto de vista da história, sendo que a referida etimologia apresenta sempre um grande embate entre o positivismo e o marxismo.
O historicismo é uma corrente filosófica específica, que a priori não é idêntica ao marxismo, do mesmo modo ao positivismo.
Mas ambos aproveitam do seu caráter geral, com a finalidade de fundamentar aspectos particulares das formulações referidas.
No entanto, o historicismo serve de base para construção de uma análise marxista, no mesmo sentido como substância aos procedimentos do positivismo, que é o caso especificamente da teoria de Max Weber.
Mas podemos encontrar no marxismo uma vertente historicista, o que é muito comum também em outras ciências.
Existe uma epistemologia que usa a teoria historicista como base para substanciar a ciência, seja ela social ou da natureza.
O historicismo fundamenta em três teorias básicas, as quais serão explicitadas nesse artigo. O primeiro pressuposto dessa corrente explicita se do seguinte modo.
Qualquer fenômeno ou fato social, seja cultural ou político, só poderá ser compreendido na sua perspectiva histórica, a história é o centro de análise de toda explicação.
Fora do tempo histórico, não tem como entender nenhum fundamento em análise.
A segunda explicitação existe uma diferença necessária entre fatos históricos ou sociais, em ralação aos fatos naturais. Em consequência as ciências que estudam esses fatos, sociais e naturais, são de ordens diferentes.
A terceira formulação, não apenas o objeto em pesquisa é histórico, mas está inserido na perspectiva da própria realização da história, compreendem-se os fatos sociais.
Como o próprio sujeito que pesquisa, ele não é apenas produto da história, mas está mergulhada nela mesma, cada tipo de sujeito é fruto dessa evolução.
Não se separa sujeito e analise, objeto é sujeito, nessa