Historica da mecanica
Poderíamos definir como a fase preliminar da Mecânica aquela em que o ser humano se apercebeu da existência dos movimentos, tanto no céu como na Terra. Esta primeira fase foi, portanto, essencialmente de observações. Procurava-se, nessa fase, tirar vantagens da regularidade dos movimentos dos astros.
2: Sobre as Origens
O saber filosófico englobava, na Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional alcançado até então pelo Homem. Abrangia, portanto, as mais diversas áreas do conhecimento. Com o passar do tempo a filosofia deu lugar aos diversos ramos da ciência, os quais designamos hoje por: matemática, física, biologia etc..
3: A Mecânica na Grécia Antiga
Dentro da chamada Filosofia Natural dos Gregos incluía-se a preocupação com o movimento como fenômeno evidente e relevante do Universo. Justifica-se assim que a Mecânica, ou seja, o estudo dos movimentos, seja considerada a parte mais antiga da Física e talvez a área da ciência com que todos se sentem mais familiarizados, dada a convivência que os humanos têm com movimentos em seu quotidiano.
4: A Mecânica na Idade Média
5: O renascimento - Precursor do Nascimento da Ciência Moderna
O Renascimento proporciona o desenvolvimento do racionalismo, isto é, a explicação do mundo por verdades estabelecidas pela razão, e não pela fé, e permite que seja desenvolvido o espírito de observação experimental com a mente mais aberta ao livre exame do universo para descobrir as leis que regem os fenômenos naturais.
6: Copérinico e Kepler
7: Galileu e o Nascimento da Ciência Moderna
8: A Ciência e as Correntes Filosóficas (Racionalismo, Empirismo e Idealismo)
9: A Mecânica de Newton
10: A Mecânica Pós-Newton
11: A Mecânica no Século