Historias do brasil
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
PROFESSORES: Fernanda Moura e Rhena Raíze
ALUNO (A): _____________________________________________________________
TURMA: ________________________________________________________________
O que é uma exposição oral?
Trata-se de um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor estudioso de um tema dirige-se a um público, de maneira claramente estruturada, para lhe transmitir informações, descrever-lhe ou lhe explicar alguma coisa.
Características da exposição oral
a) Quanto à situação de comunicação ― em se tratando da sala de aula, essa atividade reúne o aluno expositor e os alunos aos quais ele se dirige (público), reunidos para ouvi-lo, aprender algo sobre um tema, adquirir ou enriquecer seu conhecimento. Recomenda-se que, durante a exposição, o expositor avalie a dificuldade daquilo que expõe ― permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo público, e, na medida do necessário, diga de outra maneira, reformule e defina. Para garantir um bom domínio da situação, o aluno-expositor deve fazer perguntas a fim de estimular a atenção dos ouvintes e verificar se a finalidade de sua intervenção está sendo atingida, se todo mundo entende.
b) Quanto à organização interna da exposição ― para maior clareza e organização, a exposição deverá ser ordenada, considerando-se as seguintes fases:
abertura, na qual o expositor toma contato com o público, saúda-o e legitima sua fala; introdução ao tema, momento de apresentação e delimitação do assunto; apresentação do plano de exposição, a qual torna transparente para o público, de forma esquemática, o planejamento das informações a serem expostas; desenvolvimento e encadeamento dos diferentes temas, que deve seguir o esquema contido no plano de exposição; recapitulação e síntese, que permite retomar os principais