historia
O evolucionismo é conseqüência direta das grandes navegações, a descoberta do novo mundo e colonização da América e África, seguindo o europocentrismo o novo mundo ainda esta em evolução não só biologicamente mas culturalmente também, a teoria da evolução de Charles Darwin sugere que todos os habitantes da terra estão em evolução desde o BIG BANG e os estudos antropológicos são usados de forma imperialista para dar razão a esse pensamento e validar essa forma de pensar.
Assim a antropologia se constitui como ciência no final do séc. XIX, já que toda ciência deveria ser comprovada tem nos seus estudos da cultura e dos costumes a prova que os habitantes do novo mundo ainda não evoluíram e somente segaram ao auge da evolução com a ajuda do ocidente.
No séc.XX com o surgimento da escola culturalista criada por Franz Boas, que argumentou , a fim de compreender , os traços culturais específicos de comportamentos, crenças e símbolos, assim fica claro que é necessário examiná-las no seu habitat .Para Boas entender como as pessoas migram de um lugar para outro, e como essas mudanças podem, mudar seus hábitos e sua cultura, que o leva a dar importância da história local para uma análise das culturas. Com essa nova linha de pensamento ele se torna referencia na antropologia cultural , suas idéias desbancam a teoria do evolucionismo imperialista, já que as culturas tem histórias próprias e diferentes não podem ser comparadas e sim analisadas. Já os ocidentais acreditam que somente eles tem cultura e que é preciso dar uma cultura pra os americanos do novo mundo.
Levi Straus é considerado o maior de todos os tempos,vem ao Brasil na inauguração da USP direto da franca pra lecionar na nova universidade ,em solo brasileiro escrevi o livro de sua s saudades, nele deixa claro que a cidade de são Paulo é sal paixão pois foi por ela que teve abertura para o restante do pais. Com a escola dos annales nos anos 30 ele tenta ampliar seus campos de