historia
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ILUMINAÇÃO
Ariney Quadros Silva Junior
Edson Roberto Stange
Jéssica Cristina de Souza Silva
Luciane Aparecida Machado
Ramon Damasceno
ST 241
Ergonomia
Prof.: Marcos Bittencourt
JOINVILLE – SC
NOVEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
Iluminamento, intensidade de iluminação ou iluminância é uma grandeza de luminosidade, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área.
O fluxo luminoso de um lumen incidindo sobre uma área de um metro quadrado produz o iluminamento de um lux. A iluminação adequada é refletida na saúde e produtividade das pessoas. Para que a iluminação seja adequada é preciso analisar quais atividades serão realizadas no ambiente, a quantidade e idade das pessoas que utilizam o espaço. Dessa forma, é possivel definir a quantidade de luz necessaria, o tipo de iluminação exigido e o modelo de iluminaria e lampadas que atendem adequadamente a essas necessidades.
Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente. Da mesma forma que o fluxo luminoso, não é distribuído uniformemente, de maneira que ao ser medida, não terá o mesmo valor em todos os pontos da área em questão. Sua unidade de medida é o lux (lx). Para medi-la, usa-se um aparelho denominado luxímetro.
O item 17.5.3 D norma regulamentadora 17 diz que em todos os locais de trabalho deve haver iluminação natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada a naturza da atividade. Visando isto o presente trabalho tem como objetivo traser uma proposta de melhora ergonomica da iluminação no setor de fabricação mecanica da Escola Tecnica tupy.
1- Iluminação
Iluminação, do latim illuminatĭo, é a