Historia
A mudança do comportamento europeu com o desenvolvimento da industria foi um dos principais motivos que levou os europeus em busca de novas terras para a exploração da matéria prima e mercados para seus produtos, mas a busca por metais preciosos para financiar guerras e manter as cortes com seus costumes extravagantes também impulsionaram essas invasões chamadas de conquistas.
As riquezas naturais já que as intenções sempre foram mercantilistas!
* 18-descreva em linhas gerais o funcionamento das relações comerciais entre metrópole e colônia.:
Por ser uma colônia, o Brasil estava submetido ao pacto colonial português, também chamado exclusivo comercial metropolitano, que foi um sistema pelo qual os países da Europa que possuiam colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativas dessas possessões, bem como da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias.
O pacto colonial inclui obediência política, ou seja, as leis a serem obedecidas deviam ser as mesmas leis (ou adaptadas) da metrópole correspondente à colônia.O objetivo das autoridades reais era garantir que as atividades econômicas da colônia gerassem lucros para a metrópole.
O pacto colonial limitava as atividades econômicas da elite colonial. Por um lado, os colonos só podiam vender sua produção a comerciantes legalizados pelas metrópoles, o que não garantia bons preços a eles. Por outro lado, a proibição de instalação de manufaturas nas colônias na América impedia a elite colonial de investir em outro setor de produção que não fosse o agrário. Resumindo, pacto colonial é o cojunto de regras que regem o relacionamento entre as Metrópoles e suas colônias.
* 19-Por que existe hoje uma tendência a substituir a expressão ‘’pacto colonial’’ por ‘exclusivo colonial’’?: Relação de domínio exclusivo do comércio colonial pela