historia
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES
O ensino da Matemática é visto por pais alunos e professores como uma dificuldade a ser enfrentada nas escolas. Isto se deve principalmente a desvinculação da Matemática da sala de aula com a Matemática utilizada no dia a dia.
Percebe-se que as séries iniciais, além da importância imediata para a vida do educando, formam uma base para as demais séries, principalmente quanto aos conceitos e relações em
Matemática e por identificar ênfase às questões de alfabetização por parte dos educadores, os quais se sentem cobrados para que seus alunos estejam lendo e muitas vezes inconscientemente deixando em segundo plano as questões matemáticas.
Considerando a importância das habilidades matemáticas a serem trabalhadas nos primeiros anos do ensino fundamental, como trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva, a proposta deste estudo busca identificar quais as principais dificuldades que os alunos podem apresentar na área de Matemática que interferem de maneira substancial na aprendizagem, destacando-se o terceiro ano, por supor ser este o que mais exige o desenvolvimento de tais habilidades.
Pretende-se basicamente: buscar um maior aprofundamento do assunto, tratando-o com relevância; suscitar reflexões aos professores que trabalham no terceiro ano para que haja constatação das dificuldades e reflexão sobre as mesmas; sugerir e promover uma discussão quanto ao currículo nesta série, mais especificamente quanto à quantidade e importância das noções e conceitos que se relacionam à aprendizagem em Matemática.
Vários motivos podem influenciar nas dificuldades do ensino de Matemática no terceiro ano: uma delas é a de que o conteúdo é demasiado; o tema conhecimento lógico-matemático e conceitos envolvidos são colocados em segundo plano em detrimento da alfabetização; o estágio de desenvolvimento cognitivo que a criança encontra-se não é