historia
Questão 1
Texto da questão
A Constituição de 1946 é considerada um marco pois desencadeou as primeiras discussões acerca da necessidade de elaboração de diretrizes educacionais gerais e amplas para todo o país, o que só ocorreu com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de 1961. A respeito da situação da educação no período de 1946 aos anos iniciais da década de 1960, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. todos os acontecimentos e dinâmicas sociais, culturais e políticas que marcaram a realidade brasileira no período citado, uma fase de redemocratização e busca de desenvolvimento do país, poucas mudanças promoveram na área da educação.
b. as discussões e decisões sobre a educação não estavam vinculadas ao contexto histórico vivenciado pelo Brasil na época.
c. entre 1961 e 1964 aumentaram os investimentos em educação, conforme prescrições da LDB 4024/61, sendo que no ano de 1962 foi aprovado o primeiro Plano Nacional de Educação.
d. embora houvesse acentuada expansão das atividades industriais e da oferta de emprego no setor, não se configuraram novas demandas para a educação da classe trabalhadora.
Questão 2
Texto da questão
(...) Crianças em porões, em garagens, em salas acanhadas comportando normalmente apenas a terça parte dos alunos nela amontoados, salas de prédios novos com a lotação quase dobrada, três, quatro, e até seis períodos de aulas (...) ausência de ar e luz, e pátios de recreação (...) dezenas de milhares de crianças, mal nutridas, percorrendo às vezes distâncias enormes, de alguns quilômetros, para serem alojadas em pardieiros (...) classes com 50 e até 60 alunos (...). (Comissão Executiva, 1992, p.36 e 37)
Este trecho citado acima caracteriza uma época em que a educação no Estado de São Paulo, na década de 20, estava sob uma condição de precariedade, não havia ainda um sistema organizado de educação pública como é hoje a rede de ensino controlada pelo Ministério da Educação. Abriu-se assim um grande espaço