HISTORIA
DIREITO ANTIGO: ATENAS E ROMA
RESENHA CRÍTICA
ORIENTE PRÓXIMO: EGITO, HEBREUS E MESOPOTÂMIA
Trabalho acadêmico apresentado para avaliação do 1º bimestre da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e Jurídica, turma B, curso bacharel em direito da Faculdade Catedral.
Boa vista – RR
Março /2013
SUMARIO
2 SINTESE DA OBRA 5
2.1 EGITO 5
2.1.1 Principais institutos 5
2.2 HEBREUS 6
2.2.1 Características do direito: 6
2.2.2 Principais institutos: 6
2.3 MESOPOTÂMIA 7
2.3.1Características do direito: 7
2.3.2 Principais institutos: 7
3 PRINCIPAIS TESES 8
RESENHA CRITICA
AGUIAR, Renan; MACIEL, José Fabio Rodrigues. Oriente próximo: Egito, Hebreus e Mesopotâmia. Historia do Direito. 4º ed. São Paulo, Saraiva, 2010. (coleção roteiro Jurídicos)
1 BIOGRAFIA
Renan Aguiar Advogado, mestre em Direito pela PUC-Rio, Professor de Políticas Públicas da Pós-graduação em Análise Ambiental da PUC-Rio, Coordenador Adjunto de Monografia do Curso de Direito da UCB, Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
José Fabio Rodrigues Maciel Advogado; Professor de História do Direito, Filosofia e Introdução ao Estudo do Direito; Doutorando e Mestre em Direito pela PUCSP; Editor Jurídico; Coordenador e autor da obra "Concurso da Magistratura: noções gerais de direito e formação humanística" e da Coleção "Roteiros Jurídicos"; Co-autor da obra "História do Direito" e "Português: bases gramaticais para a produção textual"; e Autor da obra "Teoria Geral do Direito - segurança, valor, hermenêutica, princípios, sistema", publicada pela Editora Saraiva.
2 SINTESE DA OBRA
Direito e a Justiça faziam parte do cotidiano do povo grego. Era moralmente indigno receber dinheiro para a defesa.
Não havia “advogados”, nem “juízes”, “promotores”, apenas 2 litigantes, um contra o outro,