Historia
Finalmente a Copa do Mundo chegava à casa de seus inventores. A Inglaterra foi escolhida como forma de homenagear os cem anos da criação das regras do futebol.
A anfitriã acabou sendo a campeã, num dos jogos mais controversos da história das copas. Na partida final, disputada com a Alemanha Ocidental, o placar marcava 2 a 2. Já na prorrogação, o atacante inglês Geoff Hurst acertou a trave e a bola quicou próximo à linha do gol. O assistente correu para o meio de campo e o árbitro suíço Dienst confirmou o gol, o que deu início a uma grande confusão. Abalada com a marcação, a Alemanha levou mais um gol nos últimos minutos da prorrogação.
Em 1963, o então zagueiro da Inglaterra na Copa de 1950 (estreia do país em Mundiais), Alf Ramsey, havia assumido o cargo de técnico, com o objetivo de levar o time à era moderna do futebol. Na sua estreia em Copas à frente da equipe inglesa, o treinador pôde escolher todos os seus comandados (o que antes era definido por uma comissão de dirigentes). Com isso, Ramsey convocou atletas impopulares e esforçados e rejeitou o tradicional 4-2-4, recuando os dois pontas e fazendo nascer o 4-4-2 britânico, esquema tático difundido nos anos seguintes.
Também foi na Inglaterra que o primeiro mascote da Copa apareceu em competições internacionais, o leão Willie. Mas foi outro animal que ganhou notoriedade nessa Copa. O cachorro Pickles encontrou no lixo a Taça Jules Rimet, roubada antes da realização do mundial quando era exposta em Londres.
Nos gramados, novamente, a violência chamou a atenção. Atingido por jogadores da Bulgária, Pelé acabou ficando no banco na derrota da seleção para a Hungria por 3 a 1. O Brasil foi eliminado e ficou 11º lugar. Apesar do fracasso, Pelé e Garrincha se tornaram os primeiros jogadores a marcar gols em três edições consecutivas da Copa do Mundo.
O BRASIL
Apesar de ter em seu elenco jogadores como Pelé, Garrincha, Jairzinho, Bellini, Gérson e Tostão, o Brasil teve a desorganização como o