Historia
Introdução O trabalho foi solicitado no âmbito da disciplina de História. O tema de trabalho é “O quadro económico e demográfico- Expansão e limites do crescimento”, o meu objectivo ao realiza-lo é aprofundar o meu conhecimento sobre a Idade Média.
A expansão agrária e o crescimento demográfico Após a queda do Império Romano, a europa entrou num estado de crise, mas nos séculos XI a XIII, a Europa vai ter um desenvolvimento agrícola e vai adquirir novas práticas comerciais e financeiras. O desenvolvimento agrícola Até aqui o solo estava coberto de florestas, a partir daqui os homens começaram por cortar os bosques, amanhar os baldios e secar os pântanos para passarem a ser terras de cultivo. Os arroteamentos ficaram a dever-se sobretudo aos reis, senhores, camponeses e até mesmo cidades estas eram as que tinham mais capacidade de oferecer as primeiras sementes e instrumentos. A expansão agrícola fez renascer as povoações já esquecidas e foram criadas novas, porém estes avanços não foram apenas na área cultivada, foi também: * O emprego crescente do ferro, ele foi utilizado sobretudo nos utensílios agrícolas, esta inovação veio facilitar o trabalho dos camponeses pois permitiu perfurar o solo com mais profundamente e fixar melhor as sementes; * Melhor aproveitamento da força animal, com a canga frontal para os bois e a colheira rígida para os cavalos; * Fertilização dos campos, com marga e o estrume dos animais, o que melhorou a qualidade do solo; Com estes avanços agrícolas houve um aumento da produtividade agrícola, crescimento da pecuária, fez crescer a disponibilidade alimentar na Europa.
O Crescimento Demográfico Nesta época houve uma melhoria da alimentação, que se reflectiu no número de pessoas. Quando as fomes reduziram o mesmo aconteceu o mesmo com as epidemias, pois se a população