historia
A Influência da Percepção
“As coisas tem muitos jeitos de ser... depende do jeito da gente ver...”MASUR, Jandira. O Frio Pode Ser Quente?. 2 ed. São Paulo: Ática, 1982, p. 1.
O estudo da percepção está intimamente relacionado à teoria da Gestalt, que representa uma das grandes Escolas da Psicologia. O termo alemão Gestalt quer dizer forma ou configuração e implica numa ideia de totalidade. A Teoria da Gestalt estudou a organização do processo mental.
O principio básico da Teoria Gestalt é que a organização dos dados que nos cercam é parte do processo perceptivo, e não algo que é acrescido depois de as variáveis terem sido selecionadas.
Para os psicólogos gestaltistas, toda percepção é uma gestalt, um todo que não pode ser compreendido pela separação em partes. Assim, o todo é mais que a soma das partes.
Quem nunca olhou para o céu e viu nas nuvens formas de borboletas, jacarés, corujas etc.? Ou, ainda, quem nunca tentou convencer ou foi alvo da tentativa de outrem em tentar convencê-lo a perceber numa determinada montanha a forma de uma águia, de um gigante, ou do dedo de Deus?
Os gestaltistas acreditam que esse fenômeno ocorre porque uma pessoa percebe uma situação inteira, ao invés de seus elementos individuais. Assim, o todo é mais do que meramente a soma dos elementos. As pessoas tendem a organizar os elementos de uma situação e depois acrescentam os elementos da experiência passada. Dessa forma tornam a experiência maior do que a soma das percepções individuais. Uma paisagem não é apenas relva + céu + árvores + nuvens + outros detalhes, é uma percepção única, que depende do relacionamento especial existente entre as partes e do olho do observador.
Tudo o que vemos ou percebemos está relacionado com a totalidade (gestalt) do campo de observação. A totalidade do que percebemos de um fato, de um evento, de uma paisagem é diferente da soma das partes. O todo consiste nas partes