HISTORIA
Origem
Foi fundado em 1924, sob o nome de Clube Ferroviário de Moçambique-Sede, mudado depois para Clube Ferroviário de Lourenço Marques a fim de distinguir das delegações provinciais do clubes. Após a independência em 1976, o clube ganhou outra denominação: Clube Ferroviário de Maputo, que persiste até os dias de hoje.
Objectivo um grupo de ferroviários que deliberou fundar em Lourenço Marques uma associação desportiva, denominada «Clube Desportivo Ferroviário», destinada a exercer o desporto e a beneficência".
Primeiro clube
Em que se baseia o clube?
O clube ajuda na concretização da obra social da empresa. A obra social não radica apenas no servir os trabalhadores com uma clínica hospitalar ou com uma estalagem de férias em praia paradisíaca. É também levar-lhes as emoções do desporto, a possibilidade da sua prática e receber o seu contributo na edificação do clube, o feedback da paixão que criou a mística ferroviária.
Taças conquistadas
A história desportiva do Ferroviário também é rica em títulos conquistados. A contingência do espaço leva-nos a delimitar a sua descrição e, sem descriminações implícitas, a cingirmo-nos ao desempenho do futebol do clube-mãe, o de Maputo, nos últimos 25 anos.
O palmarés inclui 5 títulos nacionais (1982-89-96-97-98) e vitórias da Taça de Moçambique (em 1998 e em 1992). No âmbito internacional, o Ferroviário chegou mais longe que qualquer outra equipa moçambicana nas competições africanas. Em 1993, comandado pelo "monstro sangrado" Mário Coluna, o futebol quase atingia a final da Taça das Taças Africanas, não fosse a sorte ter bafejado o Nakivubo Vila do Uganda. Mais recentemente, disputou a novel Liga dos Campeões Africanos, com uma boa prestação.
Primeira Victoria
Difusão do clube
Na actualidade, o ferroviário detém o maior parque desportivo de Moçambique. Não existe Província sem clube de seu nome. Se a carolice que guindava para a