Historia
A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia e serve principalmente para a colocação de tijolos, executar ou juntas ou cobrir superfícies. Aprenda neste guia a preparar a argamassa e a saber as quantidades certas para a sua preparação.
Já aqui falámos da preparação de betão armado (ou ainda cimento armado ou concreto armado). Desta vez vamos explicar como preparar a argamassa, ou cimento como é mais vulgarmente conhecido.
Tipos de cimento:
Existem vários tipos de cimento, sendo o cimento Portland o mais usado nos dias de hoje. Existem ainda outros cimentos para utilizações específicas. Cimento de secagem rápida, cimento refractário (para temperaturas altas), cimento resistente a sulfatos (para esgotos e redes de águas), entre tantos outros.
Argamassas com cal hidráulica e areia ainda se usam nos dias de hoje, apesar de estarem a cair em desuso. Existe ainda outro tipo de argamassa, constituída por cimento Portland, areia e cal hidráulica, chamada de argamassa bastarda. Apesar de ser menos resistente é mais adequada para restauros de casas antigas, já que se une com mais eficácia em paredes de taipa e tabique.
Aditivos para a argamassa:
Podem juntar-se à argamassa, ou seja, à mistura de cimento, areia e água, outros aditivos, para lhe dar outras características, diferentes das originais.
Os aditivos mais usados na argamassa são:
Aditivos plastificantes: Este tipo de aditivo torna a argamassa mais mole, dando-lhe uma maior aderência às superfícies onde vai ser aplicada.
Aditivos anti-retracção: Este tipo de aditivo faz com que esta tenha menos tendência para se retrair (ou encolher), reduzindo assim a probabilidade de aparecimento de fendas.
Aditivos aceleradores: Com este tipo de aditivo, a secagem da argamassa torna-se mais rápida.
Notas adicionais sobre a argamassa:
Como já dissemos, a argamassa é feita com a mistura de água,