historia
CAP. 1 – AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTAMIA, p.6.
Características geográficas.
A região que hoje fica o Iraque, Kuwait e grande parte da Síria, denominaram de Mesopotâmia (entre rios) e foi ali que se desenvolveram as primeiras sociedades mais bem organizadas da civilização. Essa região é banhada pelos rios Tigre e Eufrates (por isso Mesopotâmia) e sofrem cheias e vazantes durante o ano pelo fato desses rios virem das montanhas congeladas a Armênia e quando das degeleiras dessas montanhas os povos do sul e centro aprenderam a produzir canais para aproveitar as águas para a agricultura.
A Mesopotâmia se divide em duas partes: a Alta Mesopotâmia que fica na parte norte e onde se localiza montanhas e pouca fertilidade do solo; e ao centro e sul a Baixa Mesopotâmia, com maior fertilização do solo. Foi essa a parte da Mesopotâmia alvo de disputas freqüentes que vamos ver agora.
Os povos fundadores e origens do Estado.
A partir de 7000 a.C., no período Neolítico desenvolveram-se técnicas agrícolas nessa região e assim os povos se sedentarizaram. Alguns povos jamais firmaram uma unidade política, outros conseguiram um grande império. A história foi marcada por conflitos, invasões e conquistas.
Diferentes grupos disputaram esse território: os SUMÉRIOS oriundos do Planalto do Irã, os ACADIANOS oriundo da Síria, os AMORITAS também da Síria, os ASSÍRIOS originários da fusão entre sumérios e outros povos migrantes que se fixaram ao norte. Vamos lembrar sobre o surgimento do Estado, conforme está na apostila.
A sedentarização proporciona o crescimento populacional e a divisão do trabalho, além de excedentes agrícolas que levam ao surgimento do comércio; essas mudanças trazem uma forma de organização mais complexa para administrar todo o cotidiano da comunidade: surge, segundo a apostila, o Estado. É a partir daqui que vamos estudar os diversos povos da Mesopotâmia.
Vamos lá.
SUMÉRIOS.
Os sumérios se instalaram ao sul