Historia
51. A Guerra do Paraguai, chamada pelos paraguaios de “Guerra Grande”, vem merecendo vários estudos, tanto de escritores brasileiros quanto de escritores dos demais países que se envolveram no conflito. Novas pesquisas históricas têm evidenciado informações que exigem revisão das antigas interpretações.
Sobre a Guerra do Paraguai, é INCORRETO afirmar que:
a) a livre navegação na Bacia Platina, estratégica para os países envolvidos no conflito, estava ameaçada pela instabilidade política uruguaia.
b) o tratado da Tríplice Aliança, celebrado entre Brasil, Argentina e Uruguai, visava ver restauradas a autoridade e a autonomia do governo paraguaio.
c) o desenvolvimento econômico do Paraguai, no século XIX, ameaçava os interesses ingleses e a possível expansão, pela região platina, de países como Brasil e Argentina.
d) o Brasil e a Argentina conquistaram algumas fatias de terra, mas tornaram-se mais dependentes do capitalismo inglês, principalmente do Banco de Rothschild, acumulando uma dívida enorme.
e) o extermínio do povo paraguaio, nesta guerra, explica em muito as características do país nos dias atuais, como a dependência financeira e o exíguo desenvolvimento industrial.
52. Das alternativas abaixo, aquela que diz respeito à modificação das relações entre a Metrópole e a Colônia, a partir da transferência da família real para o Brasil, em 1808, é:
a) a diminuição das tarifas dos impostos, já que a presença da Corte portuguesa na Colônia reduzia os seus custos de administração.
b) a repartição do território brasileiro em 15 capitanias, o que modificou a forma de poder da Coroa portuguesa.
c) a abertura dos portos às nações amigas, que interrompeu uma proibição que perdurou 300 anos.
d) a criação de uma política agrícola, com o objetivo de incentivar a produção de alimentos destinados ao mercado interno.
e) a diminuição da desigualdade regional, o que pôs fim a diversas revoltas sociais, principalmente na