HISTORIA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Falar do tempo é um bom desafio para qualquer estuidioso, com base no texto de joão jose reis será feita uma breve feflexão a respeito do tempo histórico e o oficio do historiador. A intenção é pensar superficialmente a sobre o objeto que entre o tempo e a época em que estão situados os acontecimentos que compõem o obejeto de estudo do fazer histórico.
O historiador não poderia ter oficio se o tempo não pudesse ser compreendido. Embora tal compreensão esteja longe de ser objeto exclusivo do conhecimento histórico. De acordo com Jose Reis, muitas vezes os filósofos que por excelencia deveriam refletir sobre este objeto, se rendem as dificuldades e acabam não aprofundando e ou simplesmente não discutem não debatem a respeito do tempo. As dificuldades de versar sobre o tempo são muitas, as colocações devem ser feitas de forma sutil e delicadamente articuladas, pois, o tempo possui caracteristicas múltiplas. Em virtude dessa multiplicidade é que é possivel falr do tempo, e, mais é possivel sintezá lo, compará-lo. Portanto, a histórica tomou para si uma possibilidade de tempo, o chamado tempo histórico, e este esta intrinsecamente ligado a produção do conhecimento histórico. Ele é companheiro indispensavel ao historiador no exercicio do seu oficio.
Para Jose Reis o passado é parte estrutural mais sólida do tempo é ai que os fatos se deserolaram de modo a construir sequencias ou rupturas que se articularam gerando formas aos acontecimentos. Agora, de que forma se deu tal articulação, ou melhor, de que maneira esses fatos se organizaram no tempo? E mais, que tempo foi esse?
De acordo com Jose Reis toda sociedade e época se orientam por uma representação cultural da temporalidade, sendo assim o historiador pode realizar suas análises partido dos questionamento do presente. As escolhas que definem o foco de estudos do historiador estão, po tanto, relacionadas com o tempo presente. As relações sociais, as