historia
Os jesuítas vieram para o Brasil, para alfabetizar os índios e catequizá-los - educação elementar, porém podemos notar que o melhor ensino era direcionado para elite e o Padre Manoel da Nóbrega tentou educar as mulheres indígenas, porém a Coroa vetou esse processo de ensino , como outras ideias que foram apresentadas na época.
2. Semanas de 03 a 16 de março –
Sobre “Ratio Studorium” podemos dizer que foi promulgada em 1599 e foi o primeiro sistema organizado de educação católica, foram criados quatro graus de ensino, elementar, de humanidades, de artes e de teologia.
Essa forma enérgica de educar foi se extinguindo, porém alguns métodos são aplicados até hoje. Uma delas seria o professor que permanece com a classe um período inteiro.
3. Semanas de 17 a 30 de março
A expulsão dos jesuítas ocorreu em 1759, devido à acusação de educar os indígenas a serviço da ordem religiosa e não dos interesses da Metrópole nesse período também os jesuítas tentaram catequizar os negros, porém lhes foi negado educá-los de maneira mais formal. Houve a regressão do sistema educativo da Colônia, prejudicando menos a educação popular que a educação das elites. E o sistema de ensino criado por eles foi se alterando, progressivamente, tornando-se cada vez mais uma educação voltada para a elite.
A partir de 1808 com a transferência da colônia portuguesa para o Rio de Janeiro, ocorreram novas orientações que foram introduzidas de maneira brusca . Motivada por preocupações de utilidade prática e imediata, a obra de D. João VI marcou uma ruptura com o programa escolástico e literário vigente na época, preocupando-se mais com o ensino superior e deixando de lado os outros níveis de ensino. Em1823 instituíram um sistema completo de escolas primárias, ginásios e universidades. Houve a inclusão do sexo feminino no magistério. Em 1824 com a constituição foi garantido os estudos gratuitos no primário e criavam-se colégios e