Historia
10 BADDACECAB
Wa - Bch ADM - Sem 2 - Unidade 1 - Introdução à Economia
Página 3
Então vejamos: ao usarmos o creme dental estamos possibilitando a produção de mais creme dental para substituir aquele usado.
Assim temos o emprego de trabalhadores, o emprego de capital e o uso de matéria prima. Isto tudo desencadeia um processo de mais trabalho, mais dinheiro circulando e a economia se desenvolve. Que interessante, heim! A economia presente nas nossas ações, até nas mais simples. QUESTÃO PARA REFLEXÃO:
Como a economia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas? | A economia existe para atender as pessoas e foi com este objetivo que ela foi criando situações novas, para cada vez mais nossas condições de vida melhorar.
Os grandes pensadores econômicos colocaram à disposição muitas teorias e formas de promover o desenvolvimento econômico, porém todos tinham o mesmo objetivo: procurar a melhor forma de propiciar o bem estar a cada indivíduo.
Assim, tivemos várias teorias econômicas, como poderemos acompanhar na seqüência:
A mais antiga das escolas econômicas é a Escola Clássica. Embora antes dela existissem as teorias econômicas mercantilistas e fisiocratas, estas duas correntes, por não apresentarem um conceito doutrinário completo, acabaram por não se constituírem em escolas.
Os fisiocratas (fisis = natureza e crátein = dominar) acreditavam no domínio da natureza. Para estes, a verdadeira riqueza das nações estava na agricultura, pois só a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza e só a natureza é capaz do milagre da criação. Defendiam também que a indústria não cria, apenas transforma insumos em produto e não consideraram o fato de a produtividade não ser apenas conseqüência da natureza. Os mercantilistas, por sua vez, preocupavam-se com a política econômica, enfocando os saldos favoráveis na balança comercial, o estoque de metais preciosos e defendendo o poder do estado. Para os mercantilistas, o Estado deveria restringir as importações e