historia
Durante a década de 60, iniciou-se o desenvolvimento das redes de comunicação onde a rede telefônica era a que dominava o mundo, nesta a voz era transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre a origem e o destino.
Com a criação de microcomputadores de bom desempenho, a necessidade de interligar computadores para o compartilhamento de informações entre usuários de diferentes localidades, surgiu naturalmente. Desenvolvendo em 1961 o primeiro circuito de comunicação em pacotes, criado por Leonard Klein rock. Em 1964 Paul Baran, começou a estudar o uso da comutação de pacotes para a segurança da transmissão de voz para redes militares e paralelamente na Inglaterra, Donald Davis e Roger Scantlebury desenvolviam idéias sobre a comutação de pacotes.
Em 1967, o resultado desses estudos levaram a publicação do ARPANET, a precursora da Internet, sendo a rede de computadores por comutação de pacotes. Os primeiros comutadores de pacotes ficaram conhecidos como IMPs.
Em 1969 o primeiro IMP foi instalado na Universidade da Califórnia com três IMPs adicionais, depois no Stanford Research Institute, em Santa Bárbara e na Universidade de Utah, todos supervisionados por Leonard Klein rock
Em 1972, o primeiro protocolo de controle de rede deste sistema foi o NCP, sendo elaborado também o primeiro programa de e-mail por Ray Tomlinson. Devido a ARPAnet ser única na época era uma rede fechada e para se comunicar com suas máquinas era preciso estar ligado a um de seus IMPs.
A partir disso ouve a proliferação das redes, e no final da década de 1970 aproximadamente 200 maquinas estavam ligadas à ARPAnet. E em apenas 10 anos este numero passou a ser de 100 mil máquinas ligadas a rede. No final da década de 1980, foram agregadas importante extensões ao TCP para implementação do controle de congestionamento baseado em hospedeiros. Também foi desenvolvido o sistema de nomes de domínios (DNS)