historia
Com base no texto, assinale a alternativa correta. Resposta: O Estado precisa ser legítimo, soberano, ter a posse de um território, ser autônomo e independente em suas decisões.
2) A ideia de soberania não é nova. Foi Jean Bodin (1530-1590) quem pela primeira vez trabalhou este conceito. Para ele a soberania é o poder absoluto e perpétuo de uma república. Soberano não é a pessoa, mas o Estado cujo poder é originário, ou seja, não é um poder delegado, que não foi recebido. O poder do Estado repousa em si mesmo, é irresistível, independente, absoluto e perpétuo. Com base no texto acima, responda á questão: O QUE É SOBERANIA? Assinale a alternativa correta.
Resposta: É o caráter supremo do poder não admitindo outro nem acima e nem concorrendo com ele ( o poder).
3) O conceito de soberania vem sendo questionado nos últimos tempos. Podemos atualmente considerar soberano um país do ponto de vista econômico ou cultural? Graças ao processo de globalização estamos vivenciando uma contínua limitação dos poderes dos Estados que não parecem ser tão ‘supremos’ mais como eram antigamente. Outra fonte de contestação são os grandes grupos empresariais e as ONG’s como atores globais. Outro órgão importante nesse contexto é a ONU. Qual é o papel da ONU?
Assinale a alternativa correta. Resposta: A ONU busca articular ações entre os Estados membros visando