historia
1.a) A hegemonia europeia desse período resulta dos seguintes factores: ter sido pioneira na promulgação de uma legislação liberal, a seu pioneirismo no desenvolvimento científico técnico e de inovação tecnológica, o mais alto índice de mecanização das indústrias, a modernização dos transportes, o fortalecimento do sistema bancário inglês, o tamanho da sua economia, o domínio de um vasto império mundial e a racionalização e organização dos impostos sobre o trabalho industria.
2.a) Os factores que ditou o surgimento dessas rivalidades foi: a disputa pelo domínio dos mercados, havia um desnível no desenvolvimento socioeconómico entre as potências, a disputa de territórios e matéria-prima.
b) As contradições imperialistas foram: Guerra Anglo Bóer, Guerra das Boxers, Guerra Hispano Americana.
3.a) O período da Historia da Alemanha revelado no texto foi nos finais do século XIX.
b) A Alemanha rivalizava se com a Imglaterra porque os dois paises disputavam o desenvolvimento do seu mercado, ou seja, eles faziam uma concorencia de quem produzia e exportava mas o seu produto para o reto do mundo.
4. Formou-se dois grandes blocos antagónicos: a Tríplice Aliança (formada pela Alemanha, Austria-Hungria e a Itália) e a Tríplice Entente (composta pela Franca, Rússia e Inglaterra).
5. A intesao subjacente a formacao desses blocos militares foi de tentar resolver problemas de forma pacifica e diplomatica.
6. “Paz armada” isso quer dizer que as grandes potencias viviam no período de muita tensão temiam que o equilíbrio entre as potencias de perdesse a qualquer momento e entravam em guerras. “Corrida ao armamento” quer dizer que as grandes potências gastavam grande parte dos seus orçamentos a aquisição de armas.
7.a) Foram usadas pelas potencias imperialistas duas formas de administração: a administração directa e a administração indirecta.
b) As duas formas de exploração usadas pelo estado colonial em Moçambique foram: as companhias monopolistas, e