historia
A Agricultura Familiar Nos Minifúndios Emprega 77% da Mão de Obra Rural; Os Latifúndios quando produtivos,visam apenas á exportação de alimentos.
ORIGEM DOS LATIFÚNDIOS E MINIFÚNDIOS
O que são estrutura agrária e estrutura fundiária?
Estrutura agrária é o modo como se organizam a produção agrícola e os serviços numa comunidade rural. Dizendo de um jeito mais simples, é o modo como se vive e se trabalha no campo.
O Brasil tem hoje uma das estruturas fundiárias mais injustas do mundo imensas áreas rurais estão concentradas nas mãos de poucos proprietários, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Esses Proprietários são chamados de latifundiários.
REFORMA AGRÁRIA, reclamada pelos trabalhadores rurais sem-terra e por tantos setores da sociedade brasileira.
Essa situação é a consequência de uma mentalidade implantada no Brasil desde 1500.
O MÓDULO RURAL
A unidade de medida usada para classificar uma propriedade como grande ou pequena, ou seja, latifúndio ou minifúndio é o módulo rural ou propriedade familiar.
O REGIME DAS SESMARIAS
Dom João III, rei de Portugal em 1530, sabia que era preciso enviar pessoas para colonizar o Brasil. Sem ter uma ideia precisa da extensão do território, decidiu que implantaria aqui as sesmarias.
Ocorre que, muito antes de empreender a conquista do Brasil, Portugal passara por uma grave grise econômica.
Don Fernando rei de Portugal naquela época-transformou em lei um costume antigo dos países ibéricos, Portugal e Espanha. Nesses países, o rei sorteava entre os habitantes de uma região lotes chamados de SESMARIAS, para pessoas que se dispusessem a semeá-los e cultivá-los. Essas pessoas eram chamadas de SESMEIROS.
ORIGEM DAS SESMARIAS
Sesmeiros ficavam com a sexta parte da produção.
AS ORDENAÇÕES
Tais ordenações foram chamadas de afonsinas, manuelinas e Filipinas em homenagem aos reis Afonso e Manuel, de Portugal e Filipe II, da Espanha. As ordenações