historia
Durante o período em que Justiniano se encontrava no poder, esse imperador conseguiu combater todos os tipos de manifestações ocorridas que poderiam vir a abalar o seu reinado. Esse ainda, conseguiu retomar o antigo império do ocidente, conquistou território ao norte africano, porém, entre os séculos VII e X, o Império Bizantino acabou perdendo boa parte dos territórios que tinha sido conquistado, sofrendo invasões dos germânicos, búlgaros e persas. Basílio II recuperou o território, no entanto, o império foi logo invadido novamente (por volta de 1071).
Um dos fatores que influenciaram para a derrocada do Império Bizantino foi a Quarta Cruzada, pois acabou desagregando suas forças entre 1204-1261. Chegando ao século XIV, podemos perceber as invasões otomanas ocorridas em Galípoli (1354); Adrianópolis (1362); Constantinopla (1422); Tessalônica (1430), sem obter êxito; e novamente em Constantinopla (1453), nesta última com êxito – leia A Queda de Constantinopla.
Com todas essas ameaças que foram se desencadeando ao longo do império que começaram a surgir a partir do século XI. Assim, as invasões se intensificaram, nos Bálcãs províncias bizantinas foram submergidas; os normandos tomaram a Sicília e as outras partes das áreas bizantinas; os turcos seldjúcidas tomaram a Síria e