HISTORIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ANALISANDO A RELAÇÃO HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA HISTÓRICO –SOCIAL
A educação é a apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico, pois deve enfatizar a aprendizagem na constituição do indivíduo. É através da educação que nos fazemos humanos e históricos,como autores no modo de refletir sobre a realidade,sobre o mundo e sobre nós mesmos (condição de sujeito). Nessa direção ,a realização do indivíduo como sujeito histórico distingui sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social.
Ao perceber a realidade, a capacidade de transformar e de inovar , percebe-se como ser inventivo suplantando seus limites,e ao estabelecer como sujeito da história passa a ser autor e senhor da sua vontade, e situa-se como um ser social na convivência com os outros. E é no contexto das relações sociais que a constituição do sujeito acontece, ocorrendo a história das interações ,das quais os sujeitos são componentes e participam dos lugares sociais que ali adquirirem.
Vigotsk assume a tese que criando e recriando a cultura em suas relações sociais o humano cria e recria a si próprio. Com essa afirmação concluímos que a subjetividade se traduz quando cada pessoa vai assumindo o papel de sujeito de sua própria história e como ela se articula com a história coletiva e global, apartir disso os sujeitos de suas ações se auto produzem em processos coletivos de natureza econômica, politica e cultural na convivência livre com os demais sujeitos sociais.
Com isso a educação cumpre esse papel ao contemplar aos educandos com os instrumentos que lhes são indispensáveis através do ensino /aprendizagem, possibilitando que todos os sujeitos históricos se apropriem desses meios através da preparação para o trabalho e a participação crítica na vida social e política articulada as vontades de todos os cidadãos reunidos no mesmo espaço e tempo social.
ANALISANDO A PRÁTICA EDUCACIONAL