Historia e cultura das artes
Globalização- a internet + satélite transformaram a terra numa “aldeia global”. A comunicação espontânea permite informar e saber o que se passa em qualquer parte do mundo em tempo real. A notícia corre o mundo como antes numa aldeia.
O capitalismo utiliza a globalização, fazendo do mundo um “grande mercado”.
A globalização apoia se nos instrumentos de comunicação (internet e satélite) e em impressos multinacionais: Coca-Cola, Nestlé, Nike, Adidas, etc. Estas empresas fermentam o consumo perseguindo o lucro.
Internet – a internet é um dos últimos produtos da tecnologia e da invenção humana e também um dos factores que mais mudanças têm provocado no comportamento e nas formas de encarar o mundo da nossa época.
A generalização do uso da internet acelerou do planeta, já em marcha. Possibilitando ultrapassar as distâncias físicas e as fronteiras geográficas e culturais, ela é hoje um factor da democratização do conhecimento e da informação, uma vantagem para a economia e para a cultura e um processo de intervenção cada vez mais usado e popularizado.
Consumo – é a utilização dos rendimentos na compra de bens e serviços necessários a vida. O consumo é a ideologia do presente “eu sou aquilo que tenho e compro”. Os grandes veículos do consumo são os hipermercados. Londres, Nova Iorque, Paris, Milão são os grandes centros de produto e inovação de consumo. A globalização, a internet, o consumo para além de mudar o modo de vida, a cultura e o sentir na segunda metade do século XX, influenciou também a arte.
Influenciou a Pop-Art, a Arte Cinética e a Op- Art, resultados do consumo e da