historia a adm
Neste trabalho veremos a evolução das empresas, a partir do século XVIII. E suas fases. Como foi desenvolvimento na fase artesanal , na fase de transição do artesanato aindustrialização e na fase do desenvolvimento industrial.
HISTÓRIA DAS EMPRESAS
Durante toda a sua longa história até meados de século XVIII, as empresas se desenvolveram com uma impressionante lentidão. Apesar de sempre ter existido o trabalho organizado e dirigido na história da humanidade, a história das empresas e, sobretudo, a história da sua administração, são um capítulo recente, que teve seu iniciohá bem pouco tempo.
A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor por James Waltt (1736-1819) e a sua consequente aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho, que veio modificarcompletamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que,em um período de aproximadamente um século, foram os maioresdo que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado da época. ARevolução Industrial provocou a substituição de precário artesanal das oficinas pela industrialização, preparado o caminho para o aparecimento das modernas empresas e dos desafios da administração.
FASEARTESANAL
É a fase que vai desde a antiguidade ate aproximadamente 1780, quando se inicia a Revolução Industrial. Na fase artesanal, o regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentalnas pequenas oficinal e nas mão-de-obras intensiva e não-qualificada na agricultura. Há um predomínio de pequenas oficinas, granjas e agricultura, com base no trabalho escravo, com ferramentas toscas.Há resquícios ainda no feudalismo, e o sistema comercial é baseado na antiga tradição das trocas locais.
FASE DE TRANSIÇÃO DO ARTESANATO A
INDUSTRIALIZAÇÃO
Correspondem à primeira.